Cover artMorte e vida severina - Google Play

Os poemas escolhidos para integrar este lançamento trazem à tona as características que estruturam a escrita de João Cabral de Melo Neto. São versos que desnudam os elementos fundamentais da obra do poeta pernambucano. “Morte e Vida Severina” (1954-55), poema que dá nome ao livro, aborda o tema espinhoso da seca nordestina, dando voz aos retirantes que fazem o duro percurso entre o rio Capibaribe e Recife. “O rio”, segundo livro da trilogia, também retrata o universo árido às margens do rio Capibaribe, mas dá voz a ele próprio como condutor da narrativa. Seu viés documental facilita a descrição do mundo que cerca seu caminho. Engenhos de cana-de-açúcar, usinas, retirantes e trabalhadores são retratados na velocidade do correr das águas. Em “Paisagens com figuras” (1955), João Cabral sintetiza em palavras uma de suas principais características, que é o hibridismo de linguagens. Mesclando descrições de imagens de Pernambuco, com paisagens da Espanha, o poeta desfila toda sua expressividade onírica. Por fim, “Uma faca sem lâmina” (1955), trata do desafio da composição poética, que ele ilustra numa faca sem bainha, que corta o poeta por dentro.

Morte e Vida Severina
 

www.culturabrasil.org/zip/mortevidaseverina.pdf
João Cabral de Melo NetoMorte Vida Severina. O RETIRANTE EXPLICA AO LEITOR. QUEM É E A QUE VAI. — O meu nome é Severino, como não tenho ...

Morte e Vida Severina - Universidade da Amazônia
 

www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/oliteraria/219.pdf
www.nead.unama.br. 1. Universidade da Amazônia. Morte e Vida Severina de João Cabral de Mello Neto. NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

morte e vida severina.pmd - TV Escola - Ministério da Educação
 

tvescola.mec.gov.br/images/stories/.../morte_vida_severina/morte_vida.p...
Melo Neto, João Cabral de. Morte e vida severina / João Cabral de Melo Neto. –. Recife: Fundaj, Editora Massangana, 2009. 42 p.: il. ISBN 978-85-7019-468-8.